ENEM - Agora é com você!


Você gosta de jogos? Daqueles tipos de jogos em que exigem passagem de nível? Você se sente motivado a fazer o seu melhor para avançar nível a nível, chegando, às vezes, a dedicar horas a esta atividade até conseguir, não é?
Ao longo dos anos escolares você vem se preparando para uma passagem de nível, também, sim, é isso mesmo, o ENEM é a sua mudança de fase, um teste de nível (competências e habilidades) para levá-lo a um nível mais avançado. Ele não deve ser encarado apenas como o fim do processo escolar. É claro que, para avançar de fase, uma outra tem que terminar, mas a pergunta que gostaria de fazer é: você está preparado para mudar de fase?
Vejamos, durante a sua vida escolar alguns pilares foram construindo os alicerces para a sua formação e consequentemente, preparando-o para essa passagem de nível. Podemos citar como pilares a escola, os professores, a família e os amigos.
Vamos detalhá-los para que você compreenda bem, na verdade, podemos encará-los como aquelas vidas extras do jogo ou algum tipo de bônus.
A Escola é a responsável pelo conjunto pedagógico que introduz o aluno no mundo do conhecimento e da aprendizagem, por possuir uma série de regras e conduções, ajudam a formar o ser humano que será lançado na sociedade. É o primeiro lugar, fora de casa, em que aprendemos a viver coletivamente. E, talvez esse, seja o seu maior e mais importante papel;
Os Professores são os profissionais que ensinam a pensar, que mostram o conhecimento e o entendimento das coisas, que trazem às mentes a luz do saber. E são, na verdade, a parte mais humana da escola, são os que, mais que conhecimentos, ensinam vida, dão exemplos e são exemplo. Verdadeiros formadores de opinião podem ajudar a construir nações com a força de suas ideias. Na sala de aula, há espaço para falar de tudo, do conceito de átomo ao jogo de futebol, exatamente por isso os professores são tão especiais, eles trazem o mundo para dentro dos muros da escola;
A Família é o ninho, o lugar de onde se parte em busca do novo. É o porto seguro, a casa, o lar. É na família que se aprende a ser gente antes de ser sociedade, onde se aprende os valores e a educação dos princípios que se leva para o mundo. Com a família aprendemos a maior lição: a de amar e sermos amados;
Os Amigos ajudam a saber quem você é de verdade, a perceber do que gosta e a identificar a que grupo pertence. São os amigos que oferecem os melhores momentos de alegria e liberdade, é com os amigos que se ousam testar a qualidade dos limites e das regras que são ensinados. E esse é um aprendizado importante de ser vivenciado, pois na família o indivíduo é único, na escola ele é coleção e com os amigos ele conhece-se.
Detalhando esses pilares podemos perceber que cada um, a sua maneira, contribuiu para a sua formação. Ajudou a construir quem você é e o que você sabe, quais são as suas competências e em que você tem habilidades. Portanto, você está preparado para passar de nível sim, sua jornada nesta fase está terminando. Mesmo que qualquer um desses alicerces tenham sofrido falhas em sua construção, é no conjunto geral que vemos o resultado, a quantidade de vidas e bônus que acumulou.
Nos dias das provas, nos dias de ENEM ou de qualquer outro vestibular, vá com fé e confiança, pois cada alicerce se apoiou um ao outro para lhe dar sustentação. A escola não estará lá, mas ela deixou um legado em sua formação. Os professores não farão a prova com você, mas o conhecimento que eles lhe revelaram, farão. A família não vai segurar a caneta em sua mão, mas estará presente em seu coração e, os amigos, bem, estes estarão na torcida, só aguardando o resultado, para comemorar.

Vá e passe de nível, agora é com você!

Débora Menezes
Master Coach Educacional
Instituto Cearense de Coach

Comentários