COACHING VOCACIONAL


Facilitando a Escolha

por Débora Menezes

Um dos processos decisórios mais desafiantes para o ser humano é o da escolha profissional. Jovens se vêem diante de inúmeras carreiras, atraentes ou não, para responder a tão famosa pergunta: o que eu vou ser quando crescer?
Tendo por base as estatísticas, segundo o IBGE, 53% das pessoas não exercem a profissão na qual se formaram; 92% dos profissionais estão infelizes em suas carreiras ou não se sentem realizados e, segundo o MEC, 27% dos jovens mudam de curso ou desistem no primeiro ano de faculdade. Boa parte desses dados poderiam ser amenizados através de uma orientação profissional bem feita, seja na escola, com os pais ou durante um processo de Coaching Vocacional.
Dentro da metodologia do coaching o jovem entrará em contato com um leque de ferramentas de autoconhecimento e autogestão onde aprenderá a reconhecer seus talentos natos, suas habilidades adquiridas ao longo da vida e a transformá-los em competências. Refletirá também a cerca de seus medos, paixões, hobbys e dúvidas a fim de ajudá-lo a decidir-se por uma profissão, mais do que isso, aproximá-lo de sua missão.
Acreditamos que cada ser humano tem uma essência que se potencializa através da missão individual. Profissão não é apenas a atividade que um indivíduo exerce a fim de receber remuneração. A profissão, se entendida como missão, deve provocar brilho no olhar, realização pessoal e paixão por contribuir, empregando seus talentos a serviço do próximo e o melhor, ainda ser remunerado por tudo isso.
Não só os jovens se beneficiam com o Coaching Vocacional, este processo também favorece os profissionais em transição de carreira que, por motivos diversos, sentem a necessidade de mudar de ramo para se sentirem mais produtivos e felizes.

Afinal, a vida não acontece antes ou depois do expediente, aquilo que fazemos profissionalmente tem uma grande parcela em nossa satisfação/realização pessoal e em nosso nível de felicidade e auto-estima. 

Comentários