Finanças ou Filho, uma questão de prioridade



Se um gerente de banco liga para o seu cliente dizendo que o investimento que ele fez está perdendo dinheiro, o cliente é capaz de pedir permissão ao chefe, sair correndo do trabalho e ir ao banco na mesma hora. 
Dedica uma manhã ou tarde inteira para resolver a situação nada agradável, afinal de contas, ninguém gosta de perder, principalmente em se tratando de dinheiro.

Agora, numa outra situação de investimento, quando a Coordenadora da escola liga para um pai dizendo estar tendo problemas com o aluno, criança ou adolescente, e precisa conversar com o responsável, a resposta que geralmente recebe é: eu não tenho tempo de ir até aí, pode ser por telefone? Pode mandar o recado por ele? E protela ou se esquiva da resolução desse problema tão ou mais sério quanto o primeiro, em função do trabalho, da falta de tempo.

Se perguntarmos a um pai ou mãe o motivo de trabalharem tanto, falivelmente irão responder, com convicção, que precisam dar um pouco de conforto às suas famílias, pagar uma boa escola para seus filhos, prover a casa e a família de todas as necessidades.

Percebe-se que é legítimo o sentimento de que, ao dar conforto e atender às necessidades, os pais estarão cumprindo a sua missão. Porém, nada substitui as presenças materna e paterna na vida dos filhos, nada substitui o amor nosso de cada dia. Ao estarmos envolvidos, estressados e sempre ocupados com o trabalho delegamos a educação moral e emocional das nossas crianças para a TV, a escola, a babá ou para os avós, que, apesar da enorme boa vontade, têm outro papel na vida dos netos.

As duas situações descritas acima lidam com investimento, a primeira se vê palpavelmente no extrato bancário e se torna fácil tomar medidas rápidas e assertivas para resolvê-la. Enquanto a outra tem seu retorno a longo prazo, talvez por isso alguns pais não entendam ou enxerguem quais ações são feitas hoje para gerar lucros ou dívidas na vida dos filhos, amanhã. 


Quais são as prioridades da nossa vida de pai, mãe? A quem você está delegando a missão de educar os seus filhos?
Débora Menezes
Master Coach Educacional

Comentários

Postar um comentário