[Pedagogia Emocional] Pais ficam também ansiosos com o vestibular dos filhos


Seu filho vai prestar vestibular este ano? Como você pode ajudá-lo?
Por Débora Menezes*

Este acaba sendo um período de muitas mudanças na rotina dos alunos que estão no último ano da vida escolar. Simulados, horas e mais horas na escola, estudar sozinho ou em grupo até altas horas, finais de semana trancados no quarto. É comum, em algum momento, bater o estresse por causa da dúvida com relação ao curso, incertezas com relação ao que já se sabe e ao que se precisa dar mais atenção e principalmente uma corrida desenfreada contra o tempo e a pressão da concorrência.

Sem referências, os pais dos vestibulandos, muitas vezes, agem de duas formas:
* Pressão total - quando os pais assumem a visão de que aluno agora tem que deixar de viver para estudar;
* No Stress - quando os pais acham que o aluno já vai sofrer uma pressão absurda da escola e da sociedade e se abstêm de pressionar e até de participar das escolhas do filho. Deixando correr frouxo.

O ideal é a busca do equilíbrio, pois esta é uma fase de muita incerteza por parte dos alunos, alguns demoram meses para cair a ficha do ano-vestibular e, às vezes, quando se dão conta, já é tarde demais. Outros começam o ano em rotação acelerada, entram a madrugada estudando, passam o dia na escola, aproveitando todos os plantões tira-dúvidas e aulas-extras possíveis, porém quando chegam as férias e a diminuição do ritmo é inevitável, eles já estão tão esgotados que não conseguem mais se concentrar, não conseguem estudar e pior, entram em uma ansiedade sem tamanho começando assim um processo de baixa autoestima.

Os pais dos alunos pré-vestibulandos devem acompanhar os filhos em todo o processo e fazer as correções necessárias no comportamento dos mesmos, com muito diálogo e participação. Primeiro de tudo, ajudá-los a fazer a escolha correta, baseada em suas aptidões, talentos e aspirações. Com a escolha feita, fica mais fácil focar e acertar o alvo tão almejado.

A escola é um ótimo aliado no processo, quando surgir dúvida de como agir, procurar ajuda, ajuda muito.  Os profissionais da escola, que conhecem o aluno, podem dar valiosas dicas aos pais de como lidar com os filhos em casa. Se ainda assim estiver difícil, um Coach ou um Terapeuta podem ser uma escolha acertada para orientar o aluno a passar por tudo isso de maneira mais tranquila, dando tranquilidade também aos pais.

Débora Menezes é Master Coach Educacional no Instituto de Inteligência Emocional do Brasil, Pedagoga, com experiência na educação de adolescentes e jovens.

Comentários